Easyjet abre base operacional no Porto em 2015

 

A base da companhia `low cost´ (de baixo custo) no Porto é a segunda em Portugal depois de em Abril de 2012, ter inaugurado uma no Aeroporto de Lisboa.

A companhia aérea easyjet anunciou hoje a abertura, a partir da primavera de 2015, de uma nova base operacional no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, criando 80 postos de trabalho diretos.

O investimento anunciado vai alocar dois aviões A320 no Aeroporto Francisco Sá Carneiro, reforçando a oferta do produto para passageiros de lazer e negócios nas ligações à Europa.

A nova base da companhia low cost no Porto será a segunda em Portugal depois de, em abril de 2012, a easyjet ter inaugurado a sua base do Aeroporto de Lisboa.

Em 2013 a easyJet foi o 3º operador na rede ANA, transportando quase 4 milhões de passageiros. É atualmente o segundo maior operador em Lisboa (1,8M pax), Faro (1,1M pax) e Funchal (0,3M pax) e o terceiro no Porto (0,8M pax).

No Aeroporto do Porto, a easyJet opera atualmente 6 rotas regulares para Genebra, Charles de Gaulle, Basileia, Londres Gatwick, Lyon e Toulouse.

A abertura de uma base da easyJet no  Aeroportos do Porto é um sinal da continuidade da aposta em Portugal, sendo suportada por fatores como:

- a dinâmica de crescimento da procura turística pela região norte e desenvolvimento económico da região (Porto, Douro e Galiza), que se encontra espelhado no desenvolvimento recente do Aeroporto do Porto. Há 10 anos o Aeroporto do Porto servia menos de 3 milhões de passageiros, em 2013 foram servidos 6,4 milhões. Neste período, o Aeroporto duplicou o nº de destinos diretos, oferecendo atualmente voos para 68 destinos;
- a qualidade e capacidade da infraestrutura aeroportuária, bem como dos serviços e da oferta comercial que lhe estão associados – 3º Melhor Aeroporto Europeu, na sua categoria, em 2013;
- o ambiente de previsibilidade e estabilidade tarifária nos próximos anos;
- o excelente relacionamento e parceria com a ANA/Vinci Airports a todos os níveis  – desenvolvimento de rotas, operacional e comercial - que é fundamental para o sucesso global deste negócio.

A ANA e a Vinci Airports procuram garantir o desenvolvimento equilibrado da sua rede de aeroportos, indo ao encontro das necessidades e expectativas das diferentes regiões.

A abertura desta base vem reforçar o posicionamento do Aeroporto do Porto como líder no Noroeste Peninsular e 6º aeroporto Ibérico (exceto ilhas).  Com a nova base da easyJet será possível a abertura de novas rotas para novos destinos não servidos, e o reforço de voos, em horários distintos, para destinos já serviços, contribuindo assim para uma desejável diferenciação de oferta.

A nova base da easyjet, agora anunciada,  vem permitir a continuação do crescimento do aeroporto, com todos os benefícios que lhe estão associados, desde logo um aproveitamento mais racional da capacidade instalada.