Aeroporto Francisco Sá Carneiro é novamente o 3º melhor da Europa

 

O Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, foi distinguido pelo ACI-Airports Council International*, como o terceiro melhor aeroporto europeu.

Os três aeroportos premiados pelo ACI na região Europa foram Moscovo, Zurique e Porto. Na quarta e quinta posição ficaram, respetivamente Keflavik e Malta.

Este galardão resulta de um conjunto de medidas adotadas pela ANA no sentido de sensibilizar e mobilizar os seus recursos e os seus prestadores de serviço para a melhoria contínua da qualidade do serviço prestado aos passageiros.

“Foi com orgulho que soubemos que uma vez mais fomos escolhidos pelos nossos passageiros como um dos três melhores aeroportos da Europa. Este é o nosso 8º prémio nos últimos oito anos e é particularmente importante para nós num momento em que o número de passageiros no Aeroporto do Porto atingiu a marca de 6,4 milhões de passageiros servidos”, comentou Jorge Ponce de Leão, presidente da Ana Aeroportos de Portugal.  

Entre 2006 e 2011 o Aeroporto Francisco Sá Carneiro classificou-se consecutivamente, nos 3 primeiros lugares, tendo mesmo obtido o 1º lugar em 2007.

Esta distinção é mais um fator positivo para a atratividade do Porto, ao nível internacional, a adicionar ao galardão de Melhor Destino Turístico Europeu recentemente conquistado.

O programa Airport Service Quality (ASQ) é líder mundial em benchmarking na Avaliação da Satisfação dos Passageiros, representando para os aeroportos uma das suas mais importantes ferramentas de gestão. Os resultados deste estudo têm por base os questionários preenchidos pelos passageiros que, assim, transmitem a sua opinião acerca de 34 indicadores, nomeadamente dos serviços oferecidos pelos aeroportos ao nível do atendimento, tempos de espera, cortesia dos funcionários, limpeza das instalações e conforto.

*O ACI – Airports Council International é a única associação profissional mundial de operadores de aeroportos. O ACI Europe representa 450 aeroportos de 44 países, responsáveis por mais 90 por cento do tráfego aéreo na Europa e pela movimentação de mais de 1,5 mil milhões de passageiros anualmente.