Conservas, música tradicional e experimentadesign fazem check in no Aeroporto do Porto

 

Música: Música Portuguesa a Gostar Dela Própria – Celebra 3º Aniversário com apresentação de música tradicional formação “2 ao quadrado”
18 Janeiro - XXH
Palco da Música – Área restrita

Gastronomia: Degustação de Conservas Portuguesas
20 a 24 de Janeiro
11h-13h e 17h-19h
Área restrita das Partidas

Mostra Aroundthetree
21 de Janeiro a 10 de Fevereiro
Área restrita das Partidas

Experimentadesign: From Here to Somewhere
24 de Janeiro a 28 de Fevereiro
Área Pública de Chegadas – Acesso Livre

 

A ANA Aeroportos de Portugal decidiu entrar no novo ano da melhor maneira, com uma programação cultural transversal e diversificada, e com o programa “Ver, Ouvir e Degustar” a ser reconhecido com o selo do Alto Patrocínio da Presidência da República.

No que toca à programação, exposições, gastronomia e música compõem o cardápio do Aeroporto do Porto durante o mês de Janeiro. Para além da degustação de Conservas Portuguesas, que irá decorrer de 20 a 24 de Janeiro, os passageiros do Aeroporto do Porto poderão igualmente ouvir os votos de um bom ano levadas a cabo pela Música Portuguesa a Gostar dela Própria, no dia 18 de Janeiro, ver a Mostra Aroundthetree cortiça aplicada ao mobiliário, que estará patente a partir de 21 de Janeiro e ainda visitar a exposição From Here to Somewhere da experimentadesign.

Em Janeiro a ANA Aeroportos propõe uma acção de degustação e enquadramento de algo muito tradicional e que volta agora em modo Gourmet: as Conservas Nacionais.

Uma acção que será acompanhada de histórias de uma das novas apostas na indústria do mar e das tradições Portuguesas com a Loja das Conservas e a Associação Nacional dos Industriais de Conservas de Peixe. Num formato que inclui mesa de provas, complementado com um “painel” feito de latas de conserva portuguesas, serão feitas várias explicações das diferenças entre produtos (sardinhas, enchovas, polvo).

No campo da música, o Ver, Ouvir e Degustar, em parceria com a Música Portuguesa a Gostar Dela Própria celebra o 3º aniversário deste movimento e recupera uma tradição portuguesa que é o concerto de ano novo de cariz tradicional e popular, enquanto anúncio de um bom ano. Um concerto acústico, acompanhado de instrumentos tradicionais, que contará também com a formação 2 ao Quadrado, prometendo por todos os passageiros a cantar e a dançar, celebrando mais um aniversário da MPAGDP.

Ainda durante o mês de Janeiro, a partir do dia 21, será exibida a mostra de mobiliário e cortiça, uma parceria com a AroundTheTree, que se tem vindo a destacar com inúmeros prémios internacionais desde a sua reinterpretação da cadeira Gonçalo em cortiça.

Ainda no âmbito das exibições, temos a exposição From Here to Somewhere, da ExperimentaDesign, que assinala o arranque das actividades da experimentadesign na cidade do Porto. Trata-se de uma exposição subordinada ao tema do design aplicado às várias formas de transportar bens e alimentos na socidade de hoje que viaja, mas reportando igualmente a elementos antigos de armazenamento temporário de comida.

Para a ANA Aeroportos de Portugal é extremamente importante que os Aeroportos que gere tenham cada vez mais algo memorável e diferenciador, que marque quem por eles passa. Além disso, sendo a principal porta de entrada e saída do nosso País, devem projectar positivamente a imagem, cultura e identidade nacionais. A importância do projecto “Ver, Ouvir e Degustar” na transmissão da portugalidade e na comunicação do melhor que se faz no nosso país foi alvo de reconhecimento por parte da Presidência da República, através da atribuição do selo do Alto Patrocínio do Presidente da República.

 
Sobre o Programa Ver, Ouvir e Degustar – ANA Aeroportos de Portugal:

Inspirado no mote “Dar Vida aos Aeroportos”, este programa visa projetar de forma positiva a imagem, cultura e identidade portuguesas. Os Aeroportos nacionais são uma montra de excelência e um palco para a internacionalização de projetos das várias áreas das Indústrias Culturais e Criativas portuguesas, através da dinamização de mostras, demonstrações, concertos e outros eventos que assim contribuem para elevar a experiência dos visitantes e passageiros. Este programa, dirigido pela CREATIVE INDUSTRIES PROGRAM for ANA, concretiza-se pela celebração de parcerias de programação com vários agentes e entidades culturais e criativas.