Por ocasião da segunda cimeira do ACI EUROPE sobre a sustentabilidade da aviação e como parte de um compromisso conjunto do sector aeroportuário, atualmente subscrito por 235 aeroportos europeus, os aeroportos geridos pela ANA, em linha com a atuação da VINCI Airports em toda a sua rede, reafirmaram o seu objetivo de atingir a neutralidade carbónica (net zero) até 2050, dando seguimento às suas ações de descarbonização.

 

A VINCI Airports, em 2015, foi o primeiro operador aeroportuário a comprometer-se com uma estratégia ambiental a nível mundial, submetendo 100% das suas infraestruturas ao programa voluntário Airport Carbon Accreditation (ACA) do Airports Council International, o único programa internacional de redução de emissões de gases com efeito de estufa específico para aeroportos. Com o objetivo ser um exemplo na redução das emissões de CO2 e também para contribuir para a redução das emissões do transporte aéreo, que representaram 2,8% das emissões globais em 2019, a VINCI Airports implementa assim soluções concretas e imediatas que limitam o impacte dos aeroportos e que já reduziram a pegada de carbono da rede em 22%, entre 2018 e 2020.

O próximo objetivo é o de conseguir a neutralidade carbónica em todos os seus aeroportos até 2030, sendo este seguido da meta "zero emissões", dando continuidade às ações de descarbonização e da absorção das emissões residuais através de sumidouros de carbono florestais.

Ao mesmo tempo, a ANA – Aeroportos de Portugal está empenhada em reduzir a sua pegada de carbono em 50% até 2030 e em atingir a neutralidade carbónica (net zero) em 2050, e todos os seus aeroportos estão acreditados, desde 2010, pelo programa ACA do ACI Europe.

 

O ACA é um programa global dedicado à gestão de carbono nos aeroportos, que avalia e reconhece os esforços de monitorização e redução das emissões de CO₂, através de 6 níveis de certificação: Mapeamento, Redução, Otimização, Neutralidade, Transformação e Transição. Atualmente, os aeroportos ANA encontram-se acreditados no nível 2 (redução).