O Programa VINCI para a Cidadania, congénere da Fondation d’Entreprise VINCI pour la Cité que existe internacionalmente em 11 países, é o resultado do compromisso conjunto de algumas empresas do Grupo VINCI em Portugal.

Contribuir para o progresso e desenvolvimento, inclusivo e sustentável, das comunidades locais, é o objetivo da ANA Aeroportos de Portugal|VINCI Airports, da VINCI Energies Portugal (representada pela Axians e Sotécnica), e da Fondation VINCI pour la Cité, fundadores e mentores deste Programa que replica no nosso país o já sólido historial de envolvimento com a comunidade que as várias Fundações, Fundos e Programas do Grupo VINCI vêm concretizando nos vários países em que se encontram implantadas.

Este Programa pretende apoiar projetos em quatro áreas de atuação - Acesso ao emprego, Mobilidade solidária, Inserção pela habitação e Intervenção social em bairros prioritários. Os projetos apoiados são propostos e apadrinhados por colaboradores do grupo promovendo e reforçando o espírito de solidariedade e de responsabilidade social.

Nesta primeira edição, de 2019, foram recebidas mais de 80 candidaturas em todas as geografias de Portugal onde o grupo tem atividades. Foram selecionados 15 projetos em todas as geografias e eixos estratégicos de atuação (lista em anexo). Aos projetos apoiados corresponde um investimento total no montante de 250.000 €.

O programa em Portugal é presidido por Thierry Ligonnière, CEO da ANA Aeroportos de Portugal, que afirma: “Lançar este programa em Portugal enche-nos de orgulho. O envolvimento dos nossos colaboradores foi notável, e os projetos apoiados não seriam realizados se não fosse a participação das nossas pessoas. O número e qualidade das candidaturas foram demonstrativos do sucesso do programa, e sei que teremos muitas e boas edições nos próximos anos, alargando o nosso impacte na sociedade e o nosso compromisso a longo prazo.”

About Fondation VINCI pour la Cité:
The Fondation VINCI pour la Cité, was created in 2002 and supports non-profit schemes that foster the social and professional integration of the most vulnerable people in society. It encourages local initiatives where the VINCI companies operate and reflects the Group’s desire to be a long-term partner of the citizens and communities for whom it designs, builds and manages numerous facilities and infrastructures. The VINCI foundations and funds network currently comprises 12 outreach structures in Europe.

Sobre a VINCI Airports:
A VINCI Airports, uma das 5 maiores operadoras de aeroportos do mundo, gere o desenvolvimento e as operações de 46 aeroportos em França, Portugal, Reino Unido, Suécia, Sérvia, Camboja, Japão, Estados Unidos da América, República Dominicana, Costa Rica, Chile e Brasil. Servida por cerca de 250 companhias aéreas, a rede da VINCI Airports contou 240 milhões de passageiros em 2018.
Com uma experiência abrangente, a VINCI Airports desenvolve, financia, constrói e opera aeroportos, alavancando sua capacidade de investimento, a sua rede internacional e o know-how para otimizar a gestão e o desempenho da infraestrutura aeroportuária existente, áreas de extensão e construção nova.
A ANA Aeroportos de Portugal, grupo responsável pela gestão dos 10 aeroportos em Portugal, passou a fazer parte da rede VINCI Airports em setembro de 2013. Gere aeroportos no continente (Lisboa, Porto, Faro e Beja) e nas ilhas dos Açores (Ponta Delgada, Horta, Flores e Santa Maria) e Madeira (Madeira e Porto Santo), que movimentaram 55,3 milhões de passageiros em 2018, um crescimento de 6,8% face a 2017.
Informações mais detalhadas estão disponíveis em www.vinci-airports.com e www.ana.pt

Sobre a VINCI Energies
Num mundo em crescente mudança, a VINCI Energies dedica-se a duas grandes transformações em curso: a revolução digital e a transição energética. A VINCI Energies é a divisão do Grupo VINCI que agrega as empresas especializadas em consultoria e engenharia, desenvolvimento e execução, manutenção e gestão de soluções e sistemas nas áreas de: Smart Building Solutions, Industry Solutions, Energy Infrastructures, e Information and Communication Technologies. Fazem parte deste grupo em Portugal as marcas Actemium, Axians, Omexom, VINCI Facilities e Sotécnica que, no seu conjunto, contam com mais de 1.200 colaboradores.
VINCI Energies no mundo, em 2018: receitas de 12,6 mil milhões de euros // 77.500 colaboradores // 53 países
www.vinci-energies.com | www.theagilityeffect.com

Para mais informações contactar:
Rui S. de Oliveira
Direção de Comunicação
Comunicação com os Media
ANA - Aeroportos de Portugal, SA
Tel (351) 218 413 500 (ext. 24849)

LISTA DE PROJETOS SELECCIONADOS:

Na área de Acesso ao Emprego:

• Projeto “Oportunidades – cria o teu emprego” da Associação Menos Hub - Utilizar as melhores ferramentas adaptadas do universo de start-ups para apoiar a integração no mercado de trabalho e o auto-emprego através da criação de uma comunidade de microempresários e parceiros, facilitando simultaneamente a implementação de empresas próprias.
• Projeto “Manicómio” da Associação P28 - Inclusão de pessoas com doença mental no circuito artístico através da educação e da criação do espaço MANICOMIO, dedicado a artistas com doença mental, com acesso a materiais de trabalho, galeria, mentores e bolsas de estudo, ao mesmo tempo que são integrados num espaço de colaboração regular dentro das indústrias criativas.
• Projeto “comunicARTE - Comunicando a arte na comunidade!” da Associação ACPDA - Associação Cultural Porto d’Artes (Porto) - Contribuir para a redução do abandono escolar, envolvimento dos participantes em atividades artísticas e culturais e desenvolvimento de competências socioeconómicas para a empregabilidade e inclusão social.
• Projeto Free Works da APAC Portugal - Associação de Proteção e Apoio ao Condenado (Grande Lisboa – Caxias, Oeiras) - Diminuir a taxa de reincidência criminal, preparando reclusos para a sua integração no mercado de trabalho, após libertação.
• Projeto “Formação Modular de Técnicas de Serviços de Proximidade” da Associação Emergência Social (Lisboa) - Qualificar mulheres vulneráveis para um emprego que podem desenvolver de forma autónoma.

Na área de Mobilidade Inclusiva:

• Projeto “Laços de proximidade” do Centro de Apoio ao Sem Abrigo (C.A.S.A. Albufeira) - Dotar a C.A.S.A. de uma unidade móvel de saúde, a fim de colmatar as deficiências existentes em termos de assistência aos sem-abrigo em Albufeira.
• Projeto “Conversas à Noite” da Comunidade Vida e Paz (Lisboa) - Intervenção de rua com distribuição de uma ceia a pessoas em situação de sem-abrigo, abrangendo mais de 100 locais em Lisboa e na Amadora.

Na área da Inserção pela Habitação:

• Projeto “Residências Autónomas em Castro Verde” da Associação CERCICOA - Construção de duas novas instalações de habitação autónoma para fazer face às listas de espera para apoio residencial a pessoas com deficiência ou a pessoas não totalmente autónomas em Castro Verde.
• Projeto “Turn up Lisboa” da Associação Just a Change (Lisboa) - Reabilitação de 10 habitações através de trabalho voluntário e parcerias com fornecedores de materiais.
• Projeto de Remodelação da habitação da valência CAR do Centro de Bem-Estar Jacinto Ferreira Cabido (S. Miguel, Açores) - Melhoria de algumas instalações do CAR, nomeadamente, as casas de banho do primeiro andar e rés do chão, bem como a modificação da cozinha existente, com adaptações para pessoas com necessidades especiais.

Na área da Intervenção social em bairros prioritários:

• Projeto “Inclusão social de jovens de bairros problemáticos pelo desporto” do Clube Desportivo Os Metralhas (S. Miguel, Açores) - Acompanhamento através do desporto (várias modalidades), com destaque para o ciclismo, de Jovens do 2º ciclo de escolaridade, oriundos de bairros problemáticos, como forma de os motivar, formar e educar.
• Projeto “Murtas em Rede – Crianças” do Centro Social e Paroquial do Campo Grande (Lisboa) - Criação de espaços de formação e de desenvolvimento pessoal que permitam a ocupação saudável e inclusiva dos tempos livres de crianças do 1º ciclo e a construção de relações interpessoais mais positivas, fundamental para a melhoria de condições do bairro e construção de um projeto de vida e cidadania ativa.
• Projeto “Harmonia de gerações” do Centro Social e Paroquial da Santíssima Trindade da Tabua (Madeira) - Unir crianças, jovens, idosos e portadores de deficiência através da música e das artes, desenvolvendo melhorias físicas, psicológicas e cognitivas nos utentes, bem como uma ligação mais forte com a comunidade.
• Projeto “Cid"AND"dania” do Núcleo Bola na Mão, Amigos do AAAC (Grande Lisboa – Almada) - Possibilitar a prática de um desporto coletivo (Andebol) a crianças e jovens institucionalizados, de bairros sociais e de génese ilegal e/ou clandestina, como forma de integração social e aquisição de valores coletivos.
• Projeto: Great Makers da Casa do Voluntário (Madeira) - Estimular a aprendizagem da Ciência, Tecnologia, Engenharia Artes e Matemática (CTEAM) em modo prático, como forma de preparar os jovens para os desafios do séc. XXI.