A ANA Aeroportos de Portugal junta-se ao SOL Mobility, uma iniciativa da Câmara Municipal de Lisboa, que promove a criação e desenvolvimento de soluções inovadoras para a cidade, na área da Mobilidade. Chloé Lapeyre, administradora da ANA, afirma, “Para nós é prioritário garantir conforto e eficiência na mobilidade dos passageiros e de toda a comunidade aeroportuária. Acreditamos que este programa pode ajudar-nos a beneficiar as soluções de mobilidade no aeroporto, ao mesmo tempo que contribuímos com soluções para a cidade. Saudamos este projeto que, para além das propostas que serão criadas, tem o mérito de fomentar uma importante colaboração dos principais intervenientes num objetivo comum.”

O programa Smart Open Lisboa (SOL), promovido pela Câmara Municipal de Lisboa, e desenvolvido pela Beta-i, tem como objetivo integrar na cidade soluções inovadoras, contribuindo para uma Lisboa mais inteligente e eficiente.
A edição deste ano do SOL é dedicada à Mobilidade e, para além da ANA, tem como parceiros associados a Brisa, Carris, CP, Daimler, EMEL e a Siemens, juntando ainda entidades como a Axians, NOS, Sharing Cities, TOMI e Turismo de Portugal.

Miguel Gaspar, Vereador da CML afirma, “O Smart Open Lisboa, no seu setor da mobilidade, responde a dois dos grandes desafios de Lisboa. Por um lado, o da mobilidade, característico de todas as grandes cidades mundiais, com questões que impactam diretamente a qualidade de vida das pessoas, da eficiência da cadeia logística, da equidade, da acessibilidade. Responder ao desafio da mobilidade é responder a um dos maiores desafios que enfrentamos como humanidade, o da descarbonização. É por via da melhoria das condições de mobilidade, do lançamento de novos produtos, novos processos, que conseguiremos contribuir para a um melhor ambiente a nível global, e as cidades têm de estar na linha da frente desta transformação”.

Este programa orientado para Open Innovation, pretende ligar parceiros institucionais e grandes empresas a startups, para, em conjunto, responderem a desafios, de diferentes áreas, relacionados com as smart cities, para enfrentar os maiores desafios da mobilidade.

A primeira edição do SOL realizou-se em 2015, estando desde então orientado para a resolução dos problemas dos utentes e cidadãos de Lisboa, tendo como objetivo facilitar-lhes o dia a dia. A edição do SOL Mobility de 2018, contou com 130 candidaturas de startups de 23 países diferentes.

Tornar Lisboa numa cidade focada em empreendedorismo, inovação e criatividade, investindo no melhoramento da qualidade de vida das pessoas, é o grande propósito de SOL Mobility, um encontro, que junta todos os parceiros envolvidos, de forma a criar sinergias e soluções para o futuro.

A edição do SOL Mobility de 2019 tem as seguintes fases:

- Lançamento: 11 Outubro 2019
- Candidaturas Abertas: 28 Outubro a 15 Dezembro 2019