A partir de hoje, o Aeroporto de Faro está maior, com mais áreas públicas, mais áreas operacionais e uma renovada área de retalho, tem maior capacidade de processamento de aeronaves e de passageiros e beneficia de novas acessibilidades. Com um investimento de 32,8 milhões de euros, as obras de ampliação e remodelação estão concluídas e são a resposta para permitir que a aerogare continue a crescer de forma sustentada, como se tem verificado nos últimos anos.

Com esta expansão, o Aeroporto de Faro aumenta a capacidade de embarque e desembarque do terminal de 2400 para 3000 pessoas por hora. A gare foi ampliada, dos 81 200 m² para os 93 120 m² - com o aumento das áreas operacionais e da área pública -, ao mesmo tempo que foram também ampliadas e revitalizadas as áreas de retalho e restauração (que estão em fase de acabamentos). As obras realizadas permitem ainda a adequação da capacidade do terminal de passageiros a um novo sistema de pistas que permite 30 movimentos por hora, em vez de 24, e o estacionamento de 30 a 37 aeronaves.

Inaugurado em 1965, o Aeroporto de Faro é o principal aeroporto turístico em Portugal e desempenha um papel determinante no desenvolvimento económico do país ao servir os principais polos de turismo do sul de Portugal e Espanha. Foi, em 2016, o aeroporto nacional que registou o maior crescimento: 18,5%, com mais de 7 milhões de passageiros.

Esta modernização do terminal visa adequar a infraestrutura a um novo paradigma do transporte aéreo que se verifica em Portugal e em toda a Europa – o aumento da utilização das companhias aéreas de baixo custo -, com o aeroporto de Faro a verificar um aumento dos passageiros de companhias low cost, por contrapartida da diminuição dos passageiros de outro tipo de voos. Esta realidade resulta num novo perfil de passageiros, com novas necessidades e que tende a permanecer mais tempo no terminal. 

Também as alterações que se têm verificado nas medidas de segurança nos aeroportos exigiam uma resposta do Aeroporto de Faro que se concretizou na construção de novos postos de controlo, mantendo assim elevados padrões de segurança e níveis adequados da qualidade de serviço.  

As modernizações agora concluídas são o encerramento de um processo, que teve início nos ajustamentos do Lado Ar do aeroporto - pistas e caminhos de circulação e plataforma de estacionamento - ao tipo de movimento das companhias low cost (com aeronaves mais pequenas e de maior frequência) e ajustamentos do Lado Terra, com remodelação do parque de estacionamento e curbside.

Na cerimónia de inauguração da Obra de Expansão do Terminal do Aeroporto de Faro estiveram presentes o Primeiro Ministro, António Costa, o Ministro do Planeamento e Infraestruturas, Pedro Marques, o CEO da VINCI Concessions e Presidente da VINCI Airports, Nicolas Notebaert e o Presidente da Comissão Executiva da ANA – Aeroportos de Portugal, Carlos Lacerda.

 

Áreas de Ampliação da Aerogare (11 920 m²)

Lado Ar – 826 m²

- Expansão no sentido nascente da Sala de Recolha de Bagagens e Terminal de Bagagens de Chegadas.

- Ampliação da área destinada ao Controlo de Passaportes de Chegadas e Partidas.

- Expansão das áreas comerciais de retalho e restauração (Piso 1 e Piso 2).

Lado Terra – 11 094 m²

- Expansão do átrio público de partidas e chegadas ao longo de toda a frente norte do edifício (6324 m²).

- A expansão das áreas comerciais determinou a construção de serviços de apoio, com localização predominante no átrio público.

- Construção, no Piso 2, das áreas destinadas a Controlo de Segurança e aos novos espaços destinados a Escritórios (4770 m²).

 

Aumento da capacidade

Com esta ampliação e remodelação, o Aeroporto de Faro permite um aumento de capacidade tanto no número de movimentos de aeronaves por hora, como no processamento de passageiros e na quantidade de stands para aeronaves, tal como se pode ver no quadro abaixo:

 

 

Passado

Presente

Pista

24 mov/h

30 mov/h

Plataforma

30/37 posições

30/37 posições

Fluxo pax (cada sentido)

2400 pax/h

3000 pax/h