Aeroporto da Madeira investe 11 milhões de euros em novas áreas comercial e operacional

 

O Aeroporto da Madeira modernizou-se e inaugurou, a 1 de junho, uma renovada área comercial, com novas lojas e mais 1.800m2 de área, uma expansão que representa a criação de 70 novos postos de trabalho. São também inauguradas melhorias a nível operacional, que se traduzem no reforço e reperfilamento da pista e num acréscimo de 1.500m2 de área útil, com a disponibilização de 7 novas linhas de rastreio de bagagem de mão e passageiros que vão permitir aumentar a capacidade de processamento de passageiros em 83%. No total, estas obras significam um investimento de 11 milhões de euros. 

 

Com esta modernização, o Aeroporto da Madeira passa a ter uma nova organização do espaço, diferentes fluxos de passageiros e introduz na oferta comercial novas lojas de grandes insígnias nacionais e internacionais.

Destaca-se uma ampla e renovada Duty Free Store, com um novo conceito de walk through e a loja Portfolio, dedicada à comercialização de artigos made of Portugal.

A cerimónia de inauguração conta com a presença de Sua Excelência o Presidente do Governo Regional da Madeira e assinala mais uma etapa de sucesso do Aeroporto, depois de 2015 ter ficado marcado pelo recorde no processamento de passageiros, chegando-se aos 2,7 milhões, mais 6,3% que em 2014. 

Com o projeto que agora se inaugura, a nível operacional, vai ser possível processar 1400 passageiros/ hora no terminal, quando antes eram processados 720 passageiros/ hora. A nível comercial, as melhorias vão permitir um incremento das vendas do lado ar em 32%.

Esta modernização visa melhorar a experiência de utilização do aeroporto pelos passageiros, com a aposta numa oferta melhorada e diversificada, mas também com uma forte aposta no incremento de capacidade do controlo de segurança, o que fará com que os passageiros fiquem menos tempo em filas de espera.

As obras de intervenção realizadas na área comercial, com vista a melhorar a experiência do passageiro, traduzem-se nos seguintes pontos:

  • Relocalização e aumento da área da mainshop adotando o conceito de walk through;
  • Relocalização, expansão, diversificação e melhoria das áreas de retalho especializado;
  • Melhoria da oferta de restauração e introdução de novos conceitos, incluindo áreas de esplanada, com vista mar e pista.

 

A nível operacional as melhorias são:

  • Aumento da área de rastreio de passageiros de 650 m2 para 1.500 m2;
  • Disponibilização de 7 linhas de rastreio de bagagem de mão e passageiros e em consequência duplicação da capacidade de processamento do rastreio de passageiros (de 720 pax/hora para 1400 pax/hora);
  • Duplicação de área de espera e de verificação de passaportes (de 300m2 para 650 m2);
  • Adopção de uma configuração variável nas salas de embarque, permitindo que as áreas afectas aos voos Schengen e não Schengen variem sendo facilmente adaptáveis aos perfis do tráfego de cada dia;
  • Criação de uma sala de trânsitos;
  • Disponibilização de mais três portas de embarque (1 Schengen e duas não Schengen);
  • Reforço e reperfilamento dos pavimentos betuminosos: pista, caminhos de circulação e áreas envolventes. Estas melhorias representam cerca de 60% do total do investimento efectuado.

 

O QUE MUDOU NA NOVA ÁREA COMERCIAL 

A MAIN SHOP

A antiga loja de 350 m2 deu lugar a uma Duty Free Store com cerca de 800 m2 de área de venda útil, com um design contemporâneo e atrativo que permite destacar as diversas áreas de exposição e apresentação de produtos. Inerente a este conceito está a incorporação no projeto de loja de aspetos característicos da região: flores, trajes e a própria vivência local.

Seguindo as tendências internacionais o novo espaço foi desenvolvido com um walkthrough, uma zona de circulação comum, no interior da loja, com um formato de circulação adequado e intuitivo para os passageiros, sem repercussões para a dinâmica operacional do aeroporto, que define e organiza as diferentes zonas de loja e leva os passageiros numa descoberta de produtos e sabores, nacionais e internacionais.

A criação do walkthrough vem permitir uma ambiência comercial distinta e constitui o primeiro ponto de contacto dos passageiros com a renovada área comercial.

Ao espaço “Taste Madeira” foi dada uma imagem autónoma e distintiva, realçando a importância dos artigos e produtos locais.

 

A LOJA PORTFOLIO

Com 200m2 de área expositiva, a Portfolio do aeroporto da Madeira é muito mais do que uma loja, é uma forma única de projetar a imagem do nosso país e da Madeira tornando-os num destino a redescobrir.

Tetos em pinho, aplicação de azulejos com motivos dos tecidos madeirenses ou utilização de cortiça são apenas alguns detalhes que integram este novo espaço de retalho tratando-se da segunda loja da marca organicamente desenvolvida para apresentar ao mundo e projetar as marcas portuguesas e principalmente as marcas e produtos madeirenses.

Um aeroporto não é apenas um local de passagem, mas uma valiosa oportunidade de criar e fomentar a imagem do destino onde ele se enquadra.

Com este espirito, a ANA Aeroportos criou a loja Portfolio: uma nova marca “feita de Portugal” que vive e respira a autenticidade, originalidade, criatividade e inovação de que Portugal é feito. Um verdadeiro portefólio de portugalidade, expressa no discurso e simbologia de marca associada, e um reflexo da excelência e da qualidade que Portugal precisa de dar a descobrir, nas suas mais importantes dimensões de oferta, experiência e emoções. 

Cultura, Moda, Sabores, Artesanato e Design configuram os segmentos que definem o universo de oferta da Portfolio, fomentados por marcas portuguesas e com enfoque em produtos regionais da Madeira, criteriosamente selecionados e profundamente identificados com toda a ambição do projeto. A marca Portfolio – Made of Portugal é um conceito desenvolvido pela ANA Aeroportos que conta com a gestão operacional da AREAS.

 

A RESTAURAÇÃO 

Foi remodelada a área de restauração no piso 3 que tem agora os conceitos Specially, Cockpit, Pizza Hut e Buondi, oferecendo ao passageiro um lugar ideal para permanecer, com uma oferta de refeições alargada e uma vista única para o mar e para a pista, na área de esplanada.

No piso 2, integrado nas salas de embarque, os passageiros encontram oferta de restauração complementar, uma cafetaria Buondi, na área Não Schengen, bem como a unidade Specially, integrada na sala de embarque Schengen, com vista para o mar.

 

OS RESTANTES CONCEITOS COMERCIAIS E MARCAS

A restante área comercial conta com lojas como a Travel & Business Gate (com as marcas Rimowa, Tumi, Victorinox e Samsonite) e a Fashion Gate (com as marcas Desigual, Pepe Jeans, Diesel, Butterfly, Lambretta, entre outras). Na Football Gate foram criadas várias áreas para todos os que gostam de desporto como o Futebol, Running e Motorsport, para além dos equipamentos, acessórios e gadgets. Este espaço reúne artigos promocionais de vários clubes europeus.

Referências também para a Sunglass Hut (que representa marcas como a Ray Ban, Persol ou Oakley) e a Attitude (loja multimarca, de segmento premium, onde se encontram marcas como a Boss, Guess, Tommy Hilfiger, SuperDry e Swarovski).

A Gifts to Go, uma loja infantil repleta de brinquedos e jogos que promete encantar os mais pequenos. 

Há ainda a destacar a papelaria Relay, a Parfois, a marca mais prestigiada de acessórios de moda de origem portuguesa ou o Chocolate Lounge, dedicado às melhores marcas de chocolataria do mundo, nomeadamente Godiva, Neuhaus, Valrhona, Arcádia, Villars, Leónidas, Goldkenn, entre outras. 

A Sweet Colors é uma loja de gomas, pastilhas, chocolates, caramelos, bolachas, biscoitos, com presentes temáticos, que agradam a todas as idades.  

A Gelati di Chef é uma novidade, onde os passageiros se podem refrescar com uma oferta diversificada de gelados e sobremesas geladas, aliando a qualidade deste produto à manufatura das bolachas e cones artesanais.

Para breve estão previstas as aberturas das marcas Ale-Hop e Pandora. A Ale-Hop é uma loja de acessórios e utilidades que dão mais cor e alegria às compras dos passageiros e a Pandora será a primeira loja de joalharia operada diretamente pela marca na Ilha da Madeira.