Novas regras de acessos ao Aeroporto Francisco Sá carneiro

 

Amanhã, o Aeroporto do Porto passa a ter novas regras para o acesso automóvel às zonas de tomada e largada de passageiros (curbside das chegadas e curbside das partidas). Garantido está o acesso público gratuito para os utilizadores em geral, para a tomada e largada de passageiros. Todos os utilizadores particulares que pretendam deixar / ir buscar passageiros ao aeroporto têm direito a 10 minutos grátis. 

Com estas alterações, o Aeroporto Francisco Sá Carneiro passa a aplicar um conceito muito praticado em outros aeroportos da europa e do mundo, o Kiss & Fly. Entre outros, este sistema é utilizado em Helsínquia, Praga, Marselha, Basel-Mulhouse International Airport, Paris – Orly, Genéve, Paris CDG, Chicago O’Hare, JFK, Brussels, Wroclaw, Charlotte-Douglas, Bologna, Tallin, Dortmund, Gatwick, San Francisco, Nice e Heathrow. Desde maio último, este conceito também está a ser aplicado no Aeroporto de Faro.

Desta forma, a experiência de ir levar ou buscar alguém ao aeroporto do Porto será mais tranquila, mais cómoda e mais rápida, uma vez que os utilizadores podem parar mesmo junto ao terminal. 

No entanto, o objetivo é desincentivar o uso intensivo do curbside, pelo que a terceira utilização, num período de 24 horas, será cobrada. As viaturas de transporte coletivo público regular não pagam. Os táxis em largada de passageiros não pagam qualquer tarifa desde que não ultrapassem 10 minutos de permanência. Táxis em tomada de passageiros irão manter-se no espaço atualmente disponibilizado para o efeito, que irá ser de acesso reservado a portadores de avença válida. Os autocarros de turismo, shuttles de turismo e shuttles dos hotéis, terão espaços próprios adequados para aceder ao aeroporto (parque 8). Os rent-a-car sem instalações no aeroporto do Porto também vão passar a dispor de parque de estacionamento dedicado (parque 7).

O curbside do Aeroporto do Porto é atualmente afetado por diversos constrangimentos operacionais e impactos ambientais, em grande parte motivados por desequilíbrios modais no acesso e usos indevidos de utentes privados e comerciais externos à atividade aeroportuária da ANA. 

Face aos congestionamentos identificados, o que se pretende é racionalizar as acessibilidades, que passa por reorganizar os acessos aos terminais de passageiros, por forma a promover a eficiência operacional, a segurança e a sustentabilidade ambiental do seu uso. 

Na prática desincentiva-se a utilização por tempos excessivos deste espaço, para não prejudicar os utilizadores e a operação aeroportuária no seu global, sobretudo nos períodos de pico e potencia riscos ao nível da segurança. O curbside é um espaço de utilização crítica e reservada, não devendo ser utilizado enquanto local de estacionamento prolongado, sob pena de colocar em causa os níveis adequados de operacionalidade e segurança do acesso aos Terminais. É fundamental incentivar uma utilização responsável destes espaços, de forma a proporcionar uma melhor experiência a todos os utilizadores.

Ao melhorar a experiência dos utilizadores estamos a melhorar a imagem com que todos vão ficar no nível de serviço e comodidade do nosso aeroporto. Esta questão da imagem é sobretudo relevante tendo em conta que os aeroportos são uma das principais portas de entradas turísticas do nosso país.