​easyJet inaugura base operacional no Aeroporto Internacional do Porto com dois aviões e duplicação do número de rotas operadas

• Colocação de dois aviões A320 em permanência no aeroporto Francisco Sá Carneiro;

• Criação de cerca de 80 postos de trabalho diretos na região norte do país;

• Investimento de 150 milhões de euros;

• 6 novas rotas aumentam a oferta da easyJet para 12 rotas a partir do Porto. Com melhores horários, a easyJet oferece mais 200.000 lugares já neste ano fiscal, um aumento de 28%.

A easyJet, a maior rede europeia de transportes aéreos e a única companhia aérea privada a operar nos cinco principais aeroportos em Portugal, inaugura hoje a sua nova base no Aeroporto Francisco Sá Carneiro. A abertura desta nova base, a segunda da easyJet em Portugal, irá levar à criação de 80 novos postos de trabalhos diretos e à duplicação do número de rotas operadas a partir deste aeroporto.

Na cerimónia de hoje, Carolyn McCall, CEO da easyJet, inaugurou a base na presença da Ministra das Finanças, Maria Luis Albuquerque, do Secretário de Estados das Infraestruturas, Transportes e Comunicações, Sérgio Silva Monteiro, do Secretário de Estado do Turismo, Adolfo Mesquita Nunes, do Presidente da VINCI AIRPORTS, Nicolas Notebaert, do Presidente da ANA Aeroportos de Portugal, Jorge Ponce de Leão e de representantes do setor do Turismo em Portugal.

A easyJet anunciou também novas rotas para Estugarda, Londres (Luton), Luxemburgo, Manchester, Nantes e Bristol, cujas reservas já estão disponíveis em easyjet.com/pt. A nova base operacional permite à easyJet aumentar a escolha dos passageiros para um total de 12 rotas, bem como melhorar os horários de todas as rotas já existentes a partir do Porto. No total, a easyJet vai ligar diretamente os passageiros do Porto a 11 cidades europeias, dando-lhes a oportunidade de tirarem partido das baixas tarifas, serviço de qualidade, liderança digital, serviço amigável e pontualidade dos voos easyJet.

A easyJet vai continuar a investir no Porto e aumenta a sua oferta para mais 200.000 lugares neste ano fiscal, um aumento de 28%. A capacidade total da easyJet no Porto irá aumentar para mais de 1 milhão de lugares disponíveis.

Caroly McCall, CEO da easyJet, afirmou que:
“Portugal é um mercado estratégico para a easyJet. Voamos de e para Portugal há 18 anos e hoje é mais um dia muito importante na nossa história. Estamos verdadeiramente satisfeitos por continuar a reforçar o nosso compromisso a longo prazo com a abertura da nossa segunda base em Portugal, depois de Lisboa em 2012. O estabelecimento desta base representa a criação de mais de 80 novos postos de trabalho, todos com contratos locais e de acordo com as leis portuguesas. Tão importante também é o aumento das ligações da região com o resto da Europa e tornar as viagens fáceis e acessíveis para todos os que pretendem viajar de e para esta fantástica região.”

Javier Gandara, diretor geral da easyJet Portugal, afirmou que:
“A easyJet continua a construir o seu sucesso no Porto e a abertura da nossa segunda base em Portugal é um fator chave para o crescimento da economia local, criação de postos de trabalho diretos e indiretos e mais escolhas para os passageiros de negócio e turismo com tarifas acessíveis e um serviço de qualidade, o que nos posiciona como a companhia aérea mais pontual a atuar em Portugal. Podemos agora duplicar as rotas a partir do Porto, oferecendo um maior portefólio também para famílias que vivem no estrangeiro e que pretendem viajar para a região norte do país. O Porto recebe centenas de milhares de turistas por ano e com 1,1 milhão de lugares disponíveis no primeiro ano de operação, a easyJet vai proporcionar a chegada de ainda mais turistas ao Porto, cujo Centro Histórico foi classificado pela Unesco como Património Mundial da Humanidade em 1996. Um avião com o nome “Porto” irá também começar a voar por toda a rede easyjet promovendo a cidade em diversas cidades europeias.”

Maria Luis Albuquerque, Ministra das Finanças, afirmou que:
“A abertura de uma base da easyJet no Porto é mais um sinal de que a economia portuguesa está a recuperar e a ser um destino de investimento cada vez mais atrativo. A criação de novas rotas vai certamente favorecer o setor do turismo, mas também facilitar as relações comerciais entre Portugal e a Europa, contribuindo para uma melhor integração. Mais importante ainda, esta nova base vai levar à criação de novos postos de trabalho, que é o principal objetivo dos esforços que o país está a fazer.”

Nicolas Notebaert, Presidente da VINCI AIRPORTS, afirmou que:
 “A VINCI Airports mantém o compromisso de apostar no desenvolvimento das infraestruturas aeroportuárias em Portugal, bem como contribuir para o crescimento do país, em geral, e das regiões em que os aeroportos estão inseridos, em particular. Estamos particularmente satisfeitos com esta aposta da easyJet na região norte. A VINCI Airports já se encontra a trabalhar em parceria com a easyJet e esperamos continuar a trabalhar em juntamente para o desenvolvimento do tráfego aéreo em Portugal, com enfoque, este ano, na rota Lisboa – Ponta Delgada.”

Porto é a 25ª base da rede easyJet e a 26ª será inaugurada dia 31 de março em Amesterdão. A easyJet iniciou a sua operação em Portugal em 1999 e opera atualmente 48 rotas na Europa, sendo a terceira maior companhia aérea no país com 12% de quota de mercado e mais de 4 milhões de passageiros transportados em 2014. A easyJet voa de Faro, Funchal, Porto e Lisboa e a partir de 29 e março vão ter início os voos para Ponta Delgada, nos Açores.

Novas rotas a partir do Porto:

​Rota ​Data do 1º voo

​Tarifa inicial de ida
(todas as taxas incluidas)

Porto - Nantes
(2ª, 4ª, 6ª e sábado)
​30/03/2015 ​18,49€
Porto - Bristol
(4ª, 6ª e domingo)
​19/04/2015 ​22,49€
​Porto - Luton (Londres)
​26/04/2015 ​23,49€