Outubro a Dezembro
Praça Central do Terminal 1
(zona restrita com acesso limitado)

FROM HERE TO SOMEWHERE é o primeiro projecto da Bienal EXD´13 Lisboa que dá início à reflexão internacional do tema NO BORDERS, que estará, amanhã e até Dezembro, em exibição no Aeroporto de Lisboa, no âmbito do “Ver, Ouvir e Degustar”.

Numa parceria entre a experimentadesign e o Programa de Indústrias Culturais e Criativas da ANA Aeroportos de Portugal, a exposição FROM HERE TO SOMEWHERE trata o tema da alimentação e mobilidade. Com peças concebidas por designers para empresas nacionais e internacionais, esta exposição apresenta uma diversidade de objectos especificamente desenhados para o transporte, conservação e consumo de produtos alimentares.

Para o Programa Ver, Ouvir e Degustar, a ligação do tema NO BORDERS e os espaços Aeroportos era evidente, enquanto espaços de fronteiras dos movimentos e fluxos de circulação contemporâneos, integrando assim na programação mais uma iniciativa inédita, que leva os passageiros a reflectirem sobre a relação do design e a vida quotidiana.
Dividida em duas vertentes, FROM HERE TO SOMEWHERE representa objectos criados para contextos e funcionalidades precisos, bem como uma pluralidade de objectos de uma só tipologia, exemplos de como a forma e função destes artigos espelham as circunstâncias para as quais foram concebidos e também os nossos hábitos e rituais. A exposição apresenta objectos portáteis e funcionais que foram desenhados para acompanhar os nossos requisitos diários, nos mais variados contextos, e aborda tipologias que respondem a especificidades tradicionais, actividades de lazer urbanas ou mesmo profissionais, entre tantas outras.

Incluindo uma diversidade que se estende desde lancheiras e malas térmicas, a objectos criados para actividades militares e de exploração espacial, esta exposição revela a versatilidade e o alcance do design e também a forma como os processos criativos e de produção têm respondido às nossas necessidades, das mais básicas e essenciais às mais específicas.

Sobre o Programa Ver, Ouvir e Degustar – ANA Aeroportos de Portugal:

Inspirado no mote “Dar Vida aos Aeroportos”, este programa visa projetar de forma positiva a imagem, cultura e identidade portuguesas, dando resposta à necessidade dos passageiros que, conforme dados provenientes dos inquéritos de avaliação da satisfação, destacaram a dinamização cultural como uma área a melhorar. Os Aeroportos nacionais são uma montra de excelência e um palco para a internacionalização de projetos das várias áreas das Indústrias Culturais e Criativas portuguesas, através da dinamização de mostras, demonstrações, concertos e outros eventos que assim contribuem para elevar a experiência dos visitantes e passageiros. Este programa, dirigido pela CREATIVE INDUSTRIES PROGRAM for ANA, concretiza-se pela celebração de parcerias de programação com vários agentes e entidades culturais e criativas.