Hoje, dia 17 de julho, é  inaugurada uma nova área comercial de 2.000 metros quadrados, com 20 novas lojas de grandes insígnias internacionais,  na área restrita de partidas do Aeroporto de Lisboa. Esta expansão representa mais de uma centena de novos postos de trabalho e um volume de vendas estimado de 15 milhões de euros por ano.

 

Reservada a passageiros com cartão de embarque, esta nova área de retalho inclui lojas das marcas Accessorize, Desigual, Dreams Gourmet, FNAC, Geox, Hediard (a primeira loja em Portugal), Imaginarium, L'Occitane, Pandora, Springfield, Starbucks, Sunglass Hut, Swarovski, Swatch, Tumi, Victoria's Secret (a primeira loja na Península Ibérica) e Women' Secret. Assim, quem embarca no terminal 1, vê agora amplamente reforçada a oferta em moda e acessórios, joalharia, livraria, brinquedos, perfumaria, cosmética, cafetaria e mercearia gourmet. Desta forma, o Aeroporto de Lisboa aumenta em 80% a área dedicada a retalho especializado.

 

Com este novo espaço, em que a arquitetura e design de interiores privilegiaram a organização da oferta, a traça de modernidade e a presença de luz natural, o Aeroporto de Lisboa tem um novo ar e uma nova centralidade.

 

A expansão da área comercial do Aeroporto de Lisboa surge na sequência de uma série de inovações que demonstram o dinamismo da ANA - Aeroportos de Portugal, na contínua modernização da sua área de Retalho. Em 2008 foi ampliada a oferta de restauração; em 2012 foram introduzidas diversas marcas de luxo, como a Ermenegildo Zegna, Burberry e Montblanc, entre outras; nesse mesmo ano, a loja Just for Travelers - Duty Free Shop foi convertida no formato walkthrough, até então inédito em Portugal; e ainda em 2012 foi criada a loja Portfolio, vocacionada para a promoção de marcas, produtos e experiências que representam o que de melhor se faz em Portugal.

Para Carlos Gutierres, diretor dos negócios comerciais não aviação da ANA Aeroportos de Portugal, "todas as apostas da empresa ao nível da ampliação e melhoria dos espaços comerciais e serviços visam a melhorar a satisfação global dos passageiros, atrair mais turistas, contribuir para o desenvolvimento regional e nacional e garantir a sustentabilidade dos aeroportos."

 

Comentando o facto de, mesmo em contexto de crise económica e retração do consumo, tantas grandes marcas investirem nestas novas lojas no Aeroporto de Lisboa, Carlos Gutierres refere: "o meio aeroporto é um acelerador da estratégia de comunicação e marketing das marcas. Os aeroportos são excelentes montras para as marcas se darem a conhecer ao mundo e para se potenciarem neste novo canal de distribuição à escala global denominado travel retail."