Em Março de 2013 todos os oito aeroportos geridos pela ANA viram a Acreditação de Carbono ao nível do “Mapeamento” renovada pelo ACI.

A Acreditação Aeroportuária de Carbono é uma iniciativa do ACI Europe (Airports Council International) e constitui um programa específico para emissões de carbono para os Aeroportos a nível europeu. Através dele, o ACI avalia e reconhece os esforços dos Aeroportos para gerir e reduzir as suas emissões de carbono, havendo quatro níveis de reconhecimento: "Mapeamento", "Redução", "Otimização” e “Neutralidade”. Em Novembro de 2011, o programa foi estendido para a Ásia-Pacífico, em cooperação com a ACI Ásia-Pacífico.

A acreditação ao nível do “Mapeamento” significa que a ANA Aeroportos de Portugal implementou uma estratégia de mapeamento de todas as fontes de emissões de CO2 que estão sob o seu controlo direto nos aeroportos de Lisboa, Porto, Faro, Beja, Ponta Delgada, Horta, Santa Maria e Flores, tendo por base o ano de 2011. Esta pegada é submetida a uma verificação por entidade externa e independente, reforçando a credibilidade dos níveis de emissão declarados pela ANA.

Adicionalmente, a acreditação apenas é obtida se existir um compromisso ao mais alto nível da organização para redução de emissões e de que este compromisso é divulgado externamente.

Os últimos números divulgados pela ACI Europe registavam 74 Aeroportos acreditados, abrangendo mais de metade do número total de passageiros da Europa. Para o período compreendido entre 2010 e 2012, a ACA reportou a redução de mais de 1.000.000 toneladas de emissões de CO2 conseguidas no âmbito deste programa de acreditação.

A ANA pretende continuar a envidar esforços, não só no sentido da manutenção da sua acreditação, bem como na implementação do seu plano de gestão voluntária de carbono e de eficiência energética, com o objetivo máximo de reduzir progressivamente a sua pegada de carbono.
 

Mais informação sobre este assunto disponível em: www.airportcarbonaccreditation.org