A ANA – Aeroportos de Portugal concluiu o Projeto MEGE – Monitorização Estrutural de Grandes Estruturas, iniciado há dois anos e que permitiu o desenvolvimento de dois sistemas independentes para monitorização dos deslocamentos da infraestrutura quando sujeita a esforços anormais ou mesmo da sua evolução ao longo do tempo e do estado do quebra-mar de berma de proteção à infraestrutura, que é frequentemente sujeito a forte erosão provocada pela forte agitação marítima no local.

Com este projeto obtiveram-se duas inovações disruptivas:

• Levantamento de forma para o quebra-mar de berma: passando a ser possível uma avaliação continua e online do estado do molhe. Incremento da segurança e redução dos custos de inspeção e reparação através de ações programadas;

• Medição de deslocamentos e deformações em vigas e longarinas: uma solução full-field com capacidade para cobrir toda a estrutura, e não apenas pontos discretos. Para além de maior segurança, esta capacidade permite distinguir danos e necessidades de intervenções, o que reduz os custos das ações corretivas.

No que respeita a resultados, destaca-se que a implementação dos sistemas desenvolvidos permitirá estabelecer programas de monitorização, antecipando ações de manutenção e uma redução dos custos associados à manutenção das infraestruturas sujeitas à erosão pela ação marítima.

Esta mudança de paradigma na operação das infraestruturas aeroportuárias, que fornece dados factuais sobre o estado da estrutura, permite antecipar problemas – e alterar planos de manutenção –, agindo preventivamente para evitar que o seu impacto seja demasiado oneroso e possa até interromper o normal decurso da operação da infraestrutura.

A solução obtida no Projeto MEGE poderá ser implementada em estruturas portuárias de todos os sectores comerciais, bem como em estruturas de obras de arte, de engenharia civil, de transportes em geral, entre outras.

O MEGE contou com a cooperação excecional entre duas entidades do setor IDT (Investigação, Desenvolvimento e Tecnológico) de renome internacional e com conhecimento muito especializado: o LNEC – Laboratório Nacional de Engenharia Civil e o INEGI – Instituto de Ciência e Inovação em Engenharia Mecânica e Engenharia Industrial.

Em conjunto com estas entidades foi possível reforçar a transferência do conhecimento científico e tecnológico para a ANA, promovendo uma maior eficácia no Sistema de I&I da empresa e a criação de valor. Para além dos objetivos técnicos específicos do projeto, foi possível à equipa da ANA na Madeira adquirir competências técnicas mais abrangentes e interiorizar uma cultura de investigação industrial e inovação.