Ambiente e Sustentabilidade
Os nossos aeroportos
Os dez Aeroportos de responsabilidade da ANA – Aeroportos de Portugal, SA, distribuem-se pelas diversas regiões do Continente, dos arquipélagos da Madeira e dos Açores. Cada um dos Aeroportos apresenta um enquadramento ambiental específico, pelo que a atuação da empresa se rege por princípios éticos e responsáveis, impondo políticas de gestão ambiental adequadas aos valores em presença. A proximidade das infraestruturas aeroportuárias a áreas urbanas, rurais e/ou áreas protegidas de conservação da natureza conta com a análise cuidada das equipas da ANA, atentas às necessidades das comunidades envolventes.
Aeroporto Humberto Delgado (LIS)
O Aeroporto Humberto Delgado, em Lisboa, é o maior aeroporto português, em número de passageiros e volume de tráfego, e um dos mais importantes hubs aeroportuários europeus.
Localiza-se na Portela de Sacavém, a 7 km do centro da capital, no limite dos concelhos de Lisboa e Loures, abrangendo as freguesias de Santa Maria dos Olivais (concelho de Lisboa) e Camarate (concelho de Loures).
Dada a sua integração no meio urbano, a envolvente do Aeroporto é caracterizada por uma elevada densidade populacional. Nas imediações do Aeroporto encontram-se áreas de utilização industrial, nomeadamente, armazéns e unidades de fabrico e de utilização civil, como os hospitais Júlio de Matos e Santa Maria, o Instituto Ricardo Jorge e a Cidade Universitária.
No extremo Norte da infraestrutura, desenham-se pequenas linhas de água que confluem na ribeira do Prior Velho. Estas linhas de água passam sob as pistas do Aeroporto através de passagens hidráulicas que asseguram o restabelecimento dos escoamentos. Em termos topográficos, a área de implantação do Aeroporto apresenta uma altitude aproximada de 114 metros.
De destacar ainda as importantes áreas de conservação de natureza próximas da infraestrutura aeroportuária, designadamente a Reserva Natural do Estuário do Tejo.
Aceda aqui à localização.
Aeroporto de Beja (BYJ | LPBJ)
O Aeroporto Internacional de Beja, no Baixo Alentejo, resulta do aproveitamento civil da Base Aérea Nº11, situando-se a 12 km da cidade de Beja.
O Aeroporto desenvolve-se nas proximidades do aglomerado rural de S. Brissos e dos montes da Quinta da Arramada da Torre, da Quinta da Torre e do Bolor.
A envolvente do Aeroporto é marcada por espaços agrícolas, de culturas cerealíferas de sequeiro e montados, para além de outras de regadio, designadamente girassol e hortícolas. Integra a peneplanície alentejana, caracterizada por relevos suaves, recortados por uma rede hidrográfica pouco desenvolvida.
A lagoa (antiga pedreira) e a ribeira do Álamo conferem a esta zona alguma abundância de recursos hídricos.
Aeroporto Francisco Sá Carneiro (OPO)
O Aeroporto Francisco Sá Carneiro, no Porto, é o segundo Aeroporto Nacional e serve toda a região Norte de Portugal e Espanha.
Situado na Maia, a cerca de 11 km da cidade do Porto, este aeroporto fica no limite dos concelhos de Matosinhos e Vila do Conde, abrangendo as freguesias de Sta. Cruz do Bispo, Perafita e Lavra (concelho de Matosinhos), Aveleda e Vilar do Pinheiro (concelho de Vila do Conde) e Vila Nova da Telha e Moreira (concelho da Maia).
A envolvente do Aeroporto é pautada por áreas habitacionais, com maior densidade de ocupação nas imediações inferiores, destacando-se a proximidade da infraestrutura a zonas de utilização agrícola e florestal.
A metade Sul do Aeroporto contempla uma área de cabeceira de linhas de água, que desaguam diretamente no mar, entre a bacia do rio Leça e pequenas bacias hidrográficas. A metade Norte do Aeroporto interceta uma dessas linhas de água, encontrando-se restabelecida através de uma passagem hidráulica. Trata-se de uma área relativamente plana, com cotas que variam entre os 72 e 43 metros.
Aceda aqui à localização.
Aeroporto de Faro (FAO)
O Aeroporto Gago Coutinho, a 4 km do centro da cidade, é delimitado pela freguesia de Montenegro e pelo Parque Natural da Ria Formosa, no Algarve.
A cidade e praia de Faro caracterizam a região envolvente do Aeroporto, destacando-se núcleos habitacionais de ocupação predominantemente sazonal. O Aeroporto de Faro confina com áreas de importante valor de conservação de natureza. Sapais, salinas, lagoas e aquaculturas fazem parte das diversidades circundantes da infraestrutura, destacando-se, a Oeste, a “Herdade do Ludo”, também denominada “Quinta do Ludo” ou “Tapada do Ludo”, com estatuto de conservação (Decreto-lei n.º173/84, de 24 de Maio). O Aeroporto é ainda atravessado pela Ribeira do Vale das Almas, que desagua a jusante do Aeroporto, na Ria Formosa.
A nordeste do Aeroporto encontra-se a ETAR Municipal Noroeste de Faro. A sudeste desta zona existem aquaculturas/pisciculturas.
Os terrenos onde o Aeroporto foi construído, embora enquadrados na zona denominada de “Arábia”, considerados de baixo valor económico, apresentavam zonas de sapal e de utilização agrícola.
Aceda aqui à localização.
Aeroporto João Paulo II (PDL)
O Aeroporto João Paulo II, ou Aeroporto de Ponta Delgada, serve a ilha de São Miguel, sendo o principal ponto de entrada de passageiros e de carga aérea no arquipélago dos Açores. Situa-se a menos de 3 km do centro da cidade de Ponta Delgada.
Delimitado pelo mar, a Sul, observam-se, na envolvente do Aeroporto, aldeamentos residenciais, nomeadamente da cidade de Ponta Delgada, ocupações industriais e edificações de baixa intensidade. Nas imediações do Aeroporto, destacam-se alguns reservatórios de nafta e gasóleo, pertencentes à POLNATO, bem como o Terminal de combustíveis da Nordela, destinado ao abastecimento de toda a ilha de S. Miguel.
Aceda aqui à localização.
Aeroporto da Horta (HOR)
O Aeroporto da Horta, localiza-se na Ilha do Faial, freguesia de Castelo Branco, a 9,5 km do centro da cidade da Horta.
Remodelado em Agosto de2001, é o Aeroporto mais importante das chamadas Ilhas do Triângulo (São Jorge, Pico e Faial), garantindo as ligações diretas com Lisboa e com as restantes ilhas do arquipélago.
É um importante polo dinamizador da economia de toda a região e hub na sub-região turística do Triângulo. Destaca-se como ponto de referência para escalas técnicas de pequenas aeronaves que cruzam o Atlântico Norte.
A paisagem rural, de baixa intensidade populacional, caracteriza a envolvente do Aeroporto.
Aceda aqui à localização.
Aeroporto de Santa Maria (SMA | LPAZ)
O Aeroporto de Santa Maria, é um Aeroporto civil localizado no concelho de Vila do Porto, zona Oeste da ilha de Santa Maria, ficando a 5 km do centro da cidade.
A Ribeira Seca e a Ribeira Santana caracterizam as imediações do aeroporto, delimitado a Oeste pelo Oceano Atlântico. Dispõe de três pistas, das quais uma se posiciona entre as maiores do arquipélago. O centro de operações de controlo de Tráfego Aéreo (FIR Oceânica de Santa Maria) está instalado neste Aeroporto.
Santa Maria é a terceira ilha mais pequena dos Açores, apresentando 92 km2 de superfície, com cerca de 5 600 habitantes. Apresenta uma grande diversidade paisagística de elevado interesse cultural.
Aceda aqui à localização.
Aeroporto das Flores (FLW)
O Aeroporto das Flores pertence à Ilha das Flores, nos Açores, uma reserva da Biosfera da UNESCO.
A Vila de Santa Cruz das Flores, concelho com maior densidade populacional da ilha, limita a envolvente Este do Aeroporto, existindo um declive acentuado entre ambos os locais, o que faz com que a infraestrutura se situe a um nível mais elevado.
Originalmente ocupado por terrenos rústicos e de lavradioo terreno do Aeroporto é hoje delimitado por pastagens e moradias. A Oeste, a Ribeira do Pomar atravessa a pista da infraestrutura e segue em direção ao mar.
A ilha das Flores, assim conhecida dada abundância de flores amarelas (cubres) que a revestiam no momento da sua revelação geográfica, tem uma superfície de 143,11 km2, tem cerca de 17 km de comprimento e 12,5 km de largura.
Aeroporto da Madeira (FNC)
O Aeroporto da Madeira Cristiano Ronaldo destaca-se como uma das maiores obras de engenharia de Portugal. É o quarto Aeroporto nacional em volume de passageiros, servindo, sobretudo, o setor turístico da ilha.
Localizado a cerca de 16 km da cidade do Funchal, o Aeroporto da Madeira, antes ocupado por terrenos de cultivo e bananeiras, é delimitado pelo oceano Atlântico, a Sul e a Este. Nas imediações do Aeroporto destacam-se as áreas urbanas dos concelhos de Santa Cruz e Machico, a par de alguma ocupação agrícola.
O arquipélago da Madeira, de origem vulcânica, é formado pelas ilhas da Madeira, Porto Santo, Desertas e Selvagens. A ilha da Madeira ocupa uma área de 741 km2, com 57 km de comprimento e 22 km de largura.
Aceda aqui à localização.
Aeroporto do Porto Santo (PXO)
O Aeroporto do Porto Santo localiza-se na Ilha de Porto Santo, reconhecida reserva da Biosfera da UNESCO.
A envolvente do aeroporto é predominantemente caracterizada por áreas naturais e ocupações agrícolas, com centros urbanos nos limites Sudoeste (Campo de Cima) e Este (Porto Santo). A infraestrutura possui apenas uma pista, de orientação 18-36.
Aceda aqui à localização.